sexta-feira, abril 07, 2006

O PROFISSIONAL / OPERAÇÕES REALIZADAS










O Instrutor -  Délcio Serra é instrutor profissional de técnica vertical em corda(Rapel), especializado em Rapel de intervenção.
Montanhista.
Mecânico de Manutenção de Aeronaves e instrutor de ki-Aikidô.

Começou no montanhista em 1987.
Iniciou a prática de atividades especializadas em altura em 1991.
 
Atuando profissionalmente desde 1999.

OPERAÇÕES REALIZADAS: Grupo Tauá - Hotel Tauá & Convention (Roças Novas - MG), Tauá Araxá e Capuã Chalés (Ravena - MG)








- Serviços realizados ( Treinamentos empresariais - Atividades em altura e solo): BANCO DO BRASIL, UNIBANCO, CEMIG, DROGARIA ARAUJO, RICARDO ELETRO, BANCO REAL, EMIVE, BDMG,CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, PETROBRAS ( REGAP ), V&M, BANCO ITAÚ,SANTA BÁRBARA ENGENHARIA,CONCESSIONÁRIA STRADA(FIAT), entre outras.















Aquatec Serviços Subaquáticos (Contagem - MG)






- Serviços realizados para: BELGO MINEIRA e CEMIG - Acesso por corda - Rapel de intervenção, operação realizada em ambientes confinados - Condutos de ventilação, conduto forçado e descidas em área Stop log - Hidrelétricas Rio das Pedras, Itutinga, Pai Joaquim, Funil e Porto Estrela.

* Primotur Turismo Ecológico (Belo Horizonte - MG)
- Serviços realizados: Montagem e operação de técnica vertical em corda

* Colégio Magnum (Unidade Cidade Nova, Belo Horizonte-MG)









- Seriço realizado: Evento dia das crianças - Descida do Homem-Aranha.


* ACM-Camping Véu da Noiva (Serra do Cipó - MG) 
- Serviços realizados: Serviço de patrulhamento, busca e salvamento( SAR).

* Academia Studio Jump (Belo Horizonte - MG)






 - Serviço realizado: Montagem e operação de sistema de voo em apresentação de ballet.

* Loja de Aventura (Belo Horizonte - MG)









- Serviços realizados: Consultorias e Curso de Rapel básico, consultoria sobre trabalhos em confinados - Acesso por corda, realizado para Andrade Gutierrez, treinamento de Rapel para trabalho industrial realizado para Rio Grande Engenharia, ecotreinamento ministrado para alunos da Faculdade Newton Paiva, Operação em altura realizada em edifício para manutenção de cabos para telefonia móvel (Vivo),ecotreinamento realizado para alunos do curso de educação física da UNIPAC,Montagem de sistema de içamento para estrutura no clube Minas Tênis I - PRODEL, supervisão de operação em altura no Expominas - Retirada de Iluminação - PRODEL, instalação de sistemas de ancoragem e içamento para box de iluminação no teto do Mineirinho(BH/MG) - PRODEL, consultoria para operação em ambiente confinado - COPASA, palestra sobre técnica vertical em corda para alunos do curso de Educação Física(Bacharelado) da UFMG.

Hotel Fazenda Recanto dos Fonda (Ravena - MG)





- Serviçoes realizados: Montagem e operação de Tirolesa fixa, Rapel e trilha com obstáculos.

* CELFNET (Belo Horizonte-MG)
- Serviço realizado: Treinamento de Rapel para trabalho em altura ( Operações em torres ).

* 7º GEARPE - Grupo Escoteiro do Ar Padre Eustáquio (Belo Horizonte-MG)









- Serviço Realizado: Treinamento de Rapel básico. 

* Colégio Master (Belo Horizonte-MG)
- Serviço realizado:  Participação na abertura das olimpíadas internas.

* Mig Pinturas (Belo Horizonte-MG)
- Serviço realizado: Curso de acesso por corda básico.

* Cursos de Rapel de Intervenção ministrado para integrantes das polícias Federal, Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

* Discovery Channel (USA)





* Plantão resgate - Infiltração e exfiltração da equipe em mina com 98 metros de profundidade, com percurso de, aproximadamente, 500 metros de túneis. Operação realizada em Nova Era/MG.
 
Contato:
Délcio (31) 995134475

rapeleaventura@yahoo.com.br

SURGIMENTO

A palavra Rapel (Rappeller) é de origem francesa e significa "Retorno".

A técnica de Rapel surgiu na França na época da segunda guerra mundial. Inicialmente sua aplicação era apenas militar. Hoje, é também praticada esportivamente, porém, continua sendo uma técnica utilizada por unidades de forças especiais em todo o mundo.

O Rapel moderno de utilização esportiva, é derivado do Rapel Tático ( Rapel com manobras especiais de ação militar ). Os Britânicos, mais especificamente o SAS ( Special Air Service ) unidade de forças especiais contra-terror do exército, foram os responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação tática da técnica de Rapel. Esta é uma das forças especiais mais bem treinadas e especializadas nessa técnica, sendo muito respeitada e servindo de referência para praticamente todas unidades militares especiais do mundo.

Em operações altura, principalmente em ações contra-terror, o efeito surpresa é fundamental para o sucesso da ação, e o Rapel tático proporciona isso, dando a equipe de assalto ( Ataque ou invasão audaciosa ) acessibilidade e velocidade, além, do já citado efeito surpresa.

Os comandos que operam em altura são altamente especializados e são capazes de desenvolver qualquer tipo de manobra em altura. São operadores selecionados, tem muitos anos de experiência e também podem ser especializados em outras técnicas.

A técnica de Rapel é nova no meio civil, e só começou a ser prática esportivamente a partir de 1990, e são "pouquissimos" instrutores profissionais no Brasil, sendo assim, é muito importante que os interessados em praticar essa atividade se informem. Existem muitos pseudo-instrutores e não é qualquer um que tem didática, habilidade e dinâmica para ministrar um curso. Isso é muito sério! Um praticante de fim de semana não tem experiência para ensinar corretamente. Os instrutores profissionas tem muitos anos de experiência comprovada em operações reais, e trabalham dentro de rígidas normas de segurança. Só assim é possível práticar com segurança, buscando orientação apenas com profissionais sérios!

Délcio Serra - Rapelista profissional